Angiografia fluorescente

 

A Angiografia Fluoresceína é um exame que consiste na administração endovenosa (geralmente através da punção de uma veia do braço ou do dorso da mão) de um produto de contraste – a Fluoresceína, (uma molécula não tóxica e altamente fluorescente que pode ser usada com segurança na grande maioria das pessoas). P permite estudar as características do fluxo sanguíneo nos vasos da retina e coroideia, registar detalhes do epitélio pigmentar e da circulação retiniana e avaliar da sua integridade funcional (já que os vasos retinianos normais são impermeáveis à Fluoresceína). A Angiografia fluoresceína é usada como meio auxiliar de diagnóstico importante nas situações de Doenças Vasculares da Retina (Retinopatia Diabética, Hipertensão Arterial, Oclusões Arteriais e Tromboses, Venosas, etc.), nas situações Inflamatórias ou degenerativas da Retina e da Coroideia (Degenerescência Macular Ligada à Idade e Distrofias Retinianas), no estudo de Tumores Oculares e no estudo do Nervo Óptico, etc.

 

Orientação para o paciente

Devido ao processo do exame, será obrigatório a presença de um acompanhante maior de 18 anos. Ficar 2 horas jejum total (não pode ingerir nem líquidos), e o paciente não pode ser alérgico a CAMARÃO e IODO.

Posted in:

Exames

1 Comentários

  • Ava

    luciana

    meu oftalmo solicitou esse exame porem sou alergica a camarão e iodo, existe outro exames com as mesmas ou parecidas caracterisiticas ? é possivel realizar o exame sem contraste? o que fazer?

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

Desenvolvido por &
WhatsApp