Vista cansada tem tratamento

Se você tem 40 anos já deve ter percebido uma mudança na sua visão. A presbiopia, mais conhecida como “vista cansada” atinge pessoas a partir dos 40 anos de idade. O principal sintoma é a dificuldade em focar a leitura de letras pequenas de perto. Necessidade de afastar o objeto da leitura, como livros, jornais, revistas ou até mesmo o celular, e maior necessidade de luz indicam que a presbiopia está instalada.

A vista cansada atinge praticamente todas as pessoas por volta dos 40 anos, mas estaciona aos 50. A principal causa da presbiopia é o envelhecimento do corpo, que causa a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, associada ao enrijecimento do cristalino, o que leva à dificuldade de focalizar imagens de perto.

A boa notícia é que é possível corrigir o problema. A escolha da técnica depende de vários fatores, como estilo de vida, profissão, etc. Para algumas pessoas os óculos podem corrigir o problema de forma eficaz. Vale lembrar que é importante consultar um oftalmologista para a prescrição de óculos que sejam adequados. Não é recomendado usar óculos vendidos em farmácias com lentes prontas, pois isso pode agravar o problema.

Atualmente também é possível corrigir a presbiopia por meio de cirurgia com laser. O laser é o mesmo usado para corrigir a miopia, por exemplo. A diferença está em um software utilizado no laser que é capaz de tratar a vista cansada com rapidez: são dois segundos para corrigir cada grau e, no máximo, 30 para graus mais elevados, o que reduz consideravelmente o tempo de exposição da córnea e a recuperação pós-cirúrgica.

Antes da cirurgia, o oftalmologista realiza uma topografia da superfície corneana, que analisa e mapeia a córnea, ajudando o médico a tornar a superfície da córnea uniforme no momento da cirurgia.

A cirurgia a laser só tem indicação para pacientes com mais de 50 anos, idade em que a presbiopia já se estabilizou. É feita na clínica e o paciente já pode retomar suas atividades no dia seguinte.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar