Visão dupla, o que é?

Já imaginou como seria enxergar as coisas de forma duplicada? Bem estranho e incômodo, não é mesmo? Essa condição existe e se chama diplopia, ou visão dupla, em que a pessoa vê duas imagens de um mesmo objeto. As imagens podem estar na vertical, horizontal ou diagonal.

A diplopia pode ser chamada de monocular quando a visão é dupla em um único olho, e pode ser binocular se a visão dupla acontece quando se está olhando com os dois olhos. Existe também a poliplopia, quando são percebidas três ou mais imagens superpostas.

Entre as principais causas dessa condição está a catarata. Com uma cirurgia, é possível corrigir ambos os problemas. Doenças da córnea, ceratocone, pterígio, luxação do cristalino, edema da pálpebra e outras condições no cristalino também podem provocar a visão dupla.

Além disso, problemas como músculos extraoculares fracos, esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré e até mesmo o diabetes sem controle podem potencializar o distúrbio.

Sintomas

Os sintomas são basicamente os das imagens duplicadas, no entanto, como a condição causa desconforto, o indivíduo pode ter náuseas e dor de cabeça, além de outros sintomas da doença primária.

É importante identificar e tratar a causa subjacente à visão dupla. Em algumas situações, o distúrbio pode ser melhorado por meio de medicamentos ou com a correção da causa da doença primária.

O oftalmologista é o médico mais indicada para iniciar a investigação do problema.