Vesgo não, estrábico!

A parte estética é o menor dos problemas de quem tem estrabismo, uma condição ocular que exige diagnóstico e tratamento precoces. O problema acontece quando um ou os dois olhos se desviam, tanto para fora ou para o lado do nariz. Em geral, surge na infância e atinge de 2 a 3% da população.

• Alto grau de hipermetropia, problema comum de visão
  • Alterações na coordenação motora
  • Problemas de visão em um dos olhos
  • Traumas na região da cabeça
  • Derrame
  • Paralisia cerebral
  • Doenças genéticas
  • Hereditariedade

Sintomas

O principal sinal é o desvio do olho. Alguns pacientes podem sentir dor de cabeça e nos olhos além de sono durante atividades que exijam muito da visão.

Consequências

Quando não tratado, o estrabismo pode causar ambliopia, condição também chamada de “olho preguiçoso”. O olho desviado fica “preguiçoso”, podendo não desenvolver ou perder sua função visual. A tenção: a ambliopia só pode ser revertida na infância.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito por um médico oftalmologista. Toda criança deve ser avaliada a partir dos 3 anos de idade ou antes, caso os pais percebam alguma alteração.

O tratamento do estrabismo vai depender da condição e tipo, além da idade do paciente. Além disso, até os oito anos de idade, um dos métodos mais usado é a oclusão. Utiliza-se um tampão no olho sadio ou em ambos durante algumas horas por dia. Esse tratamento evita a perda da visão, mas não corrige a estética. O uso de óculos pode ajudar a consertar o desvio esteticamente e, em alguns casos, a cirurgia se faz necessária.