Uveíte pode apresentar sintomas similares aos da conjuntivite

  • Home
  • Blog
  • Uveíte pode apresentar sintomas similares aos da conjuntivite

Vermelhidão, dor e fotofobia são alguns dos sintomas da uveíte, doença inflamatória intraocular que pode afetar totalmente ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coroide – conjunto de formas que compõe a úvea. Em alguns casos, o problema pode atingir o nervo óptico e a retina.

As uveítes são classificadas em agudas e crônicas. Na primeira, a inflamação se manifesta durante poucos dias e pode permanecer no olho em até seis semanas. Já a uveíte crônica apresenta um início mais lento e pode evoluir por meses, podendo levar à cegueira.

Boa parte das inflamações causadas pela uveíte são desconhecidas, porém alguns casos estão relacionados a doenças sistêmicas, como toxoplasmose, herpes, tuberculose, sífilis e citomegalovírus, além de infecções por vírus, bactérias e fungos, traumas oculares, entre outros problemas.

Diagnóstico

Como os sintomas dos quadros de uveíte são bastante similares aos de conjuntivite, é importante estabelecer um diagnóstico diferencial o quanto antes, já que o problema, quando não tratado, pode afetar a visão. Além disso, o diagnóstico correto pode ajudar a identificar se existem doenças sistêmicas causando o problema.

Tratamento

Para o tratamento da uveíte pode ser necessário o acompanhamento do oftalmologista e um especialista na doença que está causando a inflamação. Por isso, em alguns casos poderá ser indicada a associação de antibióticos ou antivirais e colírios específicos.
Cuidados

– Se você apresentar os sintomas da doença, procure um oftalmologista imediatamente e nunca se automedique.

– Não use lentes de contato até que a uveíte esteja controlada.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar