Topografia Corneana

topografia corneana ou topografia de córnea é um exame de oftalmologia que serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia. Permite-nos criar uma espécie de “mapa tridimensional” ou “mapeamento” de toda a superfície da córnea, mostrando eventuais irregularidades na espessura ou relevo e curvatura da córnea.

A topografia corneana é também conhecida como ceratotomia computadorizada. Na atualidade, este exame é efetuado de forma computorizada. Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários milhares de pontos em toda a superfície da córnea e efetua a análise necessária. A topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos (veja fotos superiores), permitindo assim uma leitura mais simplificada.

As curvaturas da superfície anterior e posterior da córnea podem ser expressas como raios de curvatura em milímetros ou em termos clínicos mais frequentemente em dioptrias ceratométricas.

Uma vez que a córnea é normalmente responsável por cerca de 70% do poder de refração do olho, a sua topografia é de importância fundamental na avaliação e diagnóstico de diversas doenças dos olhos ou em avaliações pré-operatórias em algumas cirurgias. A topografia da córnea é um exame que também é importante no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças oculares. Veja mais informação nas doenças relacionadas e indicações para o exame de topografia corneana.

Orientação para o paciente

Não há nenhuma orientação