Tomografia de Coerência Óptica de segmento anterior / Visante

• Exames
  • Tomografia de Coerência Óptica de segmento anterior / Visante

Este exame analisa as camadas da retina central e nervo óptico. É realizado por um sistema computadorizado através de ondas de luz, portanto sem radiação. As Ondas passam através da pupila dilatada sem qualquer tipo de risco para saúde do paciente.

O OCT é um método de diagnóstico por imagem baseada na interferometria de baixa coerência, onde a coerência temporal dos fótons é explorada, resultando numa tecnologia capaz de produzir imagens de secções transversais de amostras espalhadoras com alta-resolução de forma não invasiva e sem contato de microestruturas internas de tecidos vivos, tais como a retina, a pele e o dente. As aplicações em medicina foram reportadas há menos de uma década, mas suas raízes recaem em trabalhos de interferometria de luz branca.

As imagens são captadas e processadas pelo aparelho proporcionando detalhes da anatomia retiniana que permitem o diagnóstico de um número muito grande de doenças da retina.

Auxilia no diagnostico e acompanhamento de doenças maculares como: Degeneração macular relacionada a Idade;

• Retinopatia diabética;
  • Membranas pré-retinianas;
  • Buraco macular
  • Entre outros

Orientações para o paciente

Será necessário evitar o uso de colírios ou pomadas oftalmológicas nos 30 minutos antes do exame. É necessário suspender o uso de lentes de contato. Tempo de exame é de 30 minutos em média.