O que é esclerite

A esclerite é uma doença inflamatória da esclera (parte branca dos olhos) que pode gerar consequências graves à visão, como a cegueira.

Isso porque o problema pode levar a complicações como afinamento da esclera com necrose, uveíte, catarata, glaucoma, descolamento de retina ou atrofia ocular.

Os sintomas incluem vermelhidão do globo ocular, muita dor ao movimentar os olhos e embaçamento da visão. Geralmente, as causas da doença são desconhecidas, no entanto, em alguns casos pode estar associada a doenças infecciosas como herpes zoster oftálmico, herpes simples, sífilis, tuberculose (TBC) e doenças reumáticas, como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, entre outras.

O risco de associação sistêmica é maior em pacientes idosos e na presença de esclerite anterior necrosante com inflamação.

Diagnóstico

A avaliação diagnóstica inclui análises clínicas e laboratoriais. É indicado também o encaminhamento para o reumatologista a fim de cooperar com o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento depende do diagnóstico correto e, em casos mais graves e não responsivos ao tratamento convencional com drogas anti-inflamatórias orais, pode ser necessário o uso de drogas imunossupressoras para o controle do quadro ocular.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

Desenvolvido por &
WhatsApp