Retinopatia da prematuridade

Bebês nascidos antes do tempo, os chamados prematuros, são conhecidos por serem pequenos guerreiros na luta para sobreviver. Hoje em dia, com todo o avanço da ciência e da tecnologia neonatal, cada vez mais tem sido possível salvar os bebês que nascem antes do tempo.

Entretanto, os prematuros podem apresentar uma complicação na visão chamada de retinopatia da prematuridade, causada pelo crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que nutrem a retina do bebê. Em casos mais sérios, a retina pode se descolar e ocasionar a perda da visão.

Os bebês prematuros são mais propensos ao problema por causa da própria imaturidade desses vasos sanguíneos, que não estão totalmente formados. Mesmo que cresçam depois do nascimento prematuro, isso pode acontecer de forma desordenada, ocasionando a retinopatia.

O uso excessivo de oxigênio nas incubadoras também é um dos fatores que podem ocasionar a doença. Mas, a boa notícia é que os equipamentos mais modernos fornecem oxigênio suficiente ao bebê, sem lesar tanto a retina como acontecia no passado. Segundos dados do DATASUS, 600 crianças ficam cegas a cada ano no Brasil em decorrência da retinopatia da prematuridade.

Tratamento e reeducação visual

Assim que um oftalmologista qualificado realizar o exame – que é feito pela dilatação das pupilas e oftalmoscopia binocular indireta –é importante monitorar sempre o desenvolvimento da visão do pequeno e traçar o tratamento, que pode envolver laser ou crioterapia.

A estimulação visual é muito importante para os bebês diagnosticados com retinopatia da prematuridade. Algumas dicas para auxiliar nessa tarefa são o uso de cores contrastadas no quarto do bebê, como o preto e branco, ou o vermelho e o amarelo. Nunca usar cores pastéis, pois elas não chamam a atenção.

Ainda na decoração do quarto, usar almofadas com cores bem fortes e móbiles também com contrastes são boas estratégias. Até a mamadeira da criança pode ser uma fonte de estímulo. Basta usar a criatividade e fazer listras pretas e brancas nela.

Os reeducadores visuais também têm papel importante para auxiliar as crianças com esse tipo de problema. Eles geralmente são professores com especialização na área de educação especial com ênfase em distúrbios da visão. O objetivo da terapia que eles promovem é trabalhar as funções da fixação da vista, o acompanhamento visual e a coordenação entre olho e mão.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar