Retinografia Fluorescente

A retinografia fluorescente utiliza um contraste chamado fluoresceína que permite o estudo das diferentes camadas das estruturas do fundo do olho. Atualmente existem recursos para captar imagens panorâmicas ou composições de imagens menores para permitir comparações evolutivas de doenças de manifestações difusas. A retinografia E realizada utilizando imagem digital.

As principais indicações da retinografia fluorescente são para diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas que podem afetar a retina e o nervo óptico. É um exame importante para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitushipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc.

A retinografia é utilizada para diagnóstico e acompanhamento de doenças como a retinopatia diabéticadegeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras, e deve ser associada a outros exames complementares tais como angiografia, tomografia de coerência óptica, oftalmoscopia direta ou indireta ou a varredura a laser. Também serve para documentar as anormalidades e seguir suas evoluções. Com a retinografia também se pode acompanhar a eficácia dos tratamentos.

Orientação para o paciente

Pode ser necessário a dilatação da pupila causando o embaçameto visual por 6 horas, se possível ir com acompanhante maior de 18 anos. Deverá ter o jejum de no mínimo 3 horas antes do exame. O procedimento não é indicado para pacientes com alergia de iodo e camarão. Tempo de exame é 02 horas em média.