Quando a hipertensão compromete os olhos

• Quando a hipertensão compromete os olhos

Atualmente cerca de 25% dos brasileiros sofrem de hipertensão, doença caracterizada pela contração dos vasos, dificultando a passagem do sangue. O problema, quando não controlado, pode afetar o coração, rins, cérebro e comprometer a visão.

A retinopatia hipertensiva, como é chamada a complicação nos olhos decorrente da pressão alta, afeta o sistema vascular da coróide, retina e papila óptica, podendo levar a cegueira. Tais comprometimentos são resultados da vasoconstrição e transformações estruturais na camada muscular dos vasos mais finos dos olhos.

Geralmente, a doença acomete hipertensos crônicos, por volta dos 60 anos, com pressão arterial não controlada. De acordo com estudos, esses indivíduos apresentam duas vezes mais chances de desenvolver a doença.

Entre as consequências mais comuns da retinopatia hipertensiva, que ocorre de forma lenta e progressiva, estão a perda da acuidade visual, hemorragias, edemas e manchas algodonosas, que podem surgir de acordo com o estágio do problema. Porém, os sangramentos e edemas, só podem ser observados pelo exame de fundo de olho realizado pelo oftalmologista.

De olho na prevenção
A melhor forma de se prevenir da doença é controlar rigidamente os níveis da pressão arterial e manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e consultas cardiológicas regulares.

Além disso, assim que o paciente receber o diagnóstico de hipertensão, o ideal é realizar um exame de fundo de olho e, a cada ano, manter um acompanhamento oftalmológico.

Ainda não existe cura para a retinopatia hipertensiva, já que a sua origem está atrelada ao controle da hipertensão. Porém, quando a doença atinge estágios mais avançados, como o das oclusões arteriais (quando a arteria retiniana está entupida), o oftalmologista pode adotar condutas específicas, entre elas a fotocoagulação a laser e injeções intravítreas.