Oftalmopediatria

O Centro Oftalmológico Tranjan possui uma equipe multidisciplinar para cuidar da visão de crianças desde recém-nascidos até a idade escolar.

Contamos com médicos e tecnólogas especializadas em crianças.
Realizamos tratamentos de estrabismo e seus respectivos exames, visão subnormal, doenças congênitas e hereditárias como glaucoma e catarata.
Possuímos todo o equipamento necessário para o completo diagnóstico clínico e cirúrgico.
Caso voce tenha alguma dúvida antes de agendar sua consulta conosco envie um email para:tranjan@tranjan.com.br.

Segue abaixo orientação do CBO às dúvidas mais freqüentes dos pais em relação à saúde ocular de seus filhos.

O bebê já nasce enxergando?
Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão.Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.

O que devo perceber nos olhos do recém-nascido que indique alguma alteração ocular?
Deve-se estar atento para: A presença de olhos vermelhos; Secreção (pus); Pupila (menina dos olhos) branca; Lacrimejamento constante; Olhos grandes que fogem da luz; Olhos estrábicos (vesgos, tortos); Olhos esbranquiçados. Em todos esses casos, levar o recém-nascido com URGÊNCIA ao oftalmologista!

Como posso limpar os olhos do bebê?
Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Fazer movimentos delicados sem apertar os olhos.

O sol faz mal para os olhos do bebê?
Quando sair ao sol, proteja os olhos do bebê com uma fraldinha limpa ou chapeuzinho. O sol pode ser prejudicial se olhado diretamente.

O bebê pode ter o canal lacrimal entupido e lacrimejar?
Sim, a criança pode nascer com o canal que leva a lágrima para o nariz entupido. O problema, normalmente, é tratado com massagens e uso de colírios antibióticos. Porém, se isso não resolver, deve ser feita uma sondagem das vias lacrimais, para desbloquear o canal, antes do 1° ano de vida. Existem outras causas de lacrimejamento e todas elas necessitam de tratamento imediato.

Quais são as doenças mais comuns no recém-nascido?
Glaucoma Congênito (lacrimejamento, aversão à luz, olhos grandes) – Ocorre nos dois olhos e necessita de tratamento imediato, pois pode levar à cegueira. Catarata Congênita (menina dos olhos branca, não fixa os objetos) – Ocorrendo nos dois olhos, o tratamento precisa ser imediato. Os cuidados com a visão devem ter início mesmo antes do nascimento. Toda a gestante deve fazer o pré-natal em um posto de saúde, evitando, assim, doenças como a rubéola, toxoplasmose, sífilis e outros problemas que podem comprometer a visão da criança.

Existem muitas crianças com problemas nos olhos?
Sim, muitas crianças apresentam algum problema de visão. Para você ter uma idéia, de cada 20 crianças do ensino fundamental, três têm algum problema nos olhos.

Os professores podem ajudar as crianças que têm dificuldade visual?
Sim! Os professores devem observar nas crianças comportamentos que possam indicar dificuldades visuais, como franzir a testa, dor de cabeça e desinteresse na leitura e na escrita. Também devem orientar os pais no encaminhamento da criança ao oftalmologista e no estímulo ao uso de óculos, quando necessário. Além de aplicar os testes de avaliação da visão nas escolas. O trabalho dos educadores é de fundamental importância para a prevenção dos problemas visuais – processo de identificação e encaminhamento dos alunos para atendimento oftalmológico.

Os pais e responsáveis das crianças podem ajudar na identificação de problemas oculares?
Os pais podem se informar sobre os cuidados com a visão, observar o comportamento visual da criança e encaminhar os filhos para exame oftalmológico.

Como medir a visão da criança em casa?
As mães podem fazer um teste em casa com crianças por volta dos 7 meses de idade: Coloque os objetos que ela mais gosta no chão. Feche um olho com um tampão, que pode ser comprado pronto nas farmácias ou pode ser feito com gaze, algodão e esparadrapo micropore para fixação no rosto. Observe a criança: se pega os objetos, se os analisa; se põe na boca; etc. A reação em ambos os olhos deverá ser a mesma, ao ocluir um olho e, depois de 5 minutos, o outro. Se a criança for maiorzinha e souber andar, peça-lhe para pegar algum objeto e trazê-lo para você com um olho ocluído. Já a criança mais velha pode informar o que vê através da janela do ônibus ou do carro, sempre fechando um olho de cada vez. Após os 4 anos de idade, a visão pode ser medida com uma tabela especial, encontrada em postos de saúde, nas escolas e nos consultórios de pediatras.

Quando eu devo levar a criança para exame ocular?
Não há idade fixa para ir ao oftalmologista. O recomendável é examinar a criança com 4 e 6 anos ou a qualquer momento, se for detectada alguma anomalia nos seus olhos. Também quando os pais tiverem problemas oculares como estrabismo, grau alto de óculos ou visão baixa, deve fazer exame, já nos primeiros anos de vida.

Uma criança cega ou com baixa visão pode freqüentar classe comum?
Uma criança cega ou com baixa visão deve freqüentar salas regulares de ensino. Porque, afinal, ela raciocina como qualquer outra criança, só enxerga de um modo diferente. Além disso, a convivência é o melhor estímulo para o desenvolvimento infantil. Talvez ela necessite do auxílio de lentes especiais, como lupas, barras de leituras ou telescópios – que aumentam letras e imagens – e de outros recursos como, por exemplo, cópias ampliadas de páginas de livros, canetas com traçado mais forte, iluminação especial, sentar-se mais próximo da lousa e etc.

A criança pode ler com o livro bem perto dos olhos?
Ler com o livro bem perto dos olhos não prejudica a visão. Apenas pode ser desconfortável. E se a postura da cabeça não for boa, pode forçar a coluna. Mas, se a criança chegar com o livro bem perto do rosto, talvez esteja fazendo isto porque não está vendo bem e necessita de óculos.

A criança que usa óculos pode correr e jogar futebol?
Pode sim. Se a criança precisar de óculos em atividades esportivas, como corridas e futebol, deve usar as lentes dos óculos acrílicas e prender a armação na orelha. Germes, produtos químicos ou poluentes podem causar problemas nos olhos de quem faz natação ou esportes na água regularmente. Assim, o uso de óculos apropriados é indicado.

Animais de estimação podem trazer danos oculares?
As fezes de alguns animais como cachorro, gato e aves podem transmitir uma doença, chamada toxoplasmose, que provoca inflamação no olho e pode até levar à cegueira. O contágio é feito quando a criança põe a mão nas fezes do animal e, em seguida, coloca a mão na boca. Por isso, é muito importante ensinar as crianças a lavarem as mãos assim que acabarem de brincar com animais e sempre antes de qualquer refeição.

Coçar os olhos faz mal?
Sim. Coçar os olhos é muito prejudicial e quando a criança repete muito esse ato, pode desencadear algumas doenças oculares, levando à diminuição da visão. A criança que coça os olhos deve ser encaminhada ao oftalmologista para avaliação.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar