Lentes de contato: principais complicações do mau uso

  • Home
  • Blog
  • Lentes de contato: principais complicações do mau uso

Cômodas e práticas de usar, as lentes de contato são uma das invenções mais revolucionárias da oftalmologia. No entanto, seja para corrigir um problema na visão ou apenas para brincar de colorir os olhos, o uso das lentes de contato requer cuidados para que a saúde ocular não seja afetada.

Em torno de 80% das complicações causadas pelas lentes de contato estão relacionadas com o não cumprimento de regras básicas de higiene e cuidados com a sua utilização. Veja a seguir algumas das principais complicações em decorrência do mau uso das lentes:

Conjuntivites: podem ser de origem alérgica, infecciosa, tóxica e/ou traumática. Os principais sintomas incluem lacrimejamento, sensação de corpo estranho no olho, vermelhidão, entre outros, e costumam estar associados ao comprometimento da córnea ou ceratite. As conjuntivites alérgicas são as mais frequentes nos usuários de lentes gelatinosas.

Ceratites: causam desconforto intenso, sensação de corpo estranho, sensibilidade à luz e redução da visão. Esse tipo de problema geralmente é causado por uso excessivo das lentes de contato e higiene inadequada.

Edema corneano: os principais sintomas incluem visão turva e observação de halos coloridos ao redor das luzes. É causado pela baixa oxigenação da córnea quando o indivíduo faz uso excessivo das lentes de contato ou quando elas são muito justas nos olhos, entre outras causas.

Úlcera de córnea infecciosa: esse tipo de complicação é uma das que requerem atendimento oftalmológico com urgência. Costumam acometer um olho só em usuários de lentes hidrofílicas de uso contínuo e são ocasionadas pelo rompimento da barreira epitelial devido à traumas ou à falta de oxigenação. Além disso, o olho é acometido por microrganismos agressivos. A contaminação ocorre devido à falta de higiene com o estojo ou com as próprias lentes e material de assepsia contaminado.

Se você é usuário de lentes de contato e notar qualquer um dos sintomas descritos nas complicações acima, procure um oftalmologista imediatamente.

Cuidados para o bom uso das lentes de contato

Antes de retirar as lentes dos olhos ou de manipulá-las, lave e seque bem as mãos. Depois, faça uma leve fricção com um pouco do produto desinfetante e coloque as lentes no seu estojo com uma nova quantidade do produto.

Esse estojo também deve ser lavado periodicamente com sabonete neutro, para evitar a formação de bactérias. Recomenda-se também que esse recipiente seja trocado depois de alguns meses de uso.

Ao contrário do que muitos pensam, o soro fisiológico não é uma solução desinfetante e, por isso, os oftalmologistas alertam que ele não deve ser usado para esse fim.

Por vezes, pequenas partículas, como maquiagem, podem se prender na lente. Se isso acontecer, umedeça os dedos com a solução e tente cuidadosamente retirar o material. Depois limpe e enxague normalmente.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar