O que é catarata congênita

A catarata geralmente é associada aos idosos, porém a doença também pode acometer crianças e é considerada uma das principais causas da cegueira e visão subnormal na infância. No mundo, estima-se que ela tenha incidência de 0,4% e no Brasil, essa taxa varia entre 5,5% e 12%.

A catarata congênita é aquela adquirida antes do nascimento, normalmente por volta do primeiro trimestre de gravidez. Diversos fatores são responsáveis pela origem da doença, como herança genética, alterações metabólicas, infecções intrauterinas, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis, síndromes congênitas, rubéola, administração de alguns medicamentos, exposição à radiação ou até por razões idiopáticas (sem causa conhecida). No caso da rubéola, existe uma preocupação maior, já que no Brasil o problema é um dos grandes responsáveis pela catarata infantil.

O principal sintoma se manifesta por meio da opacificação do cristalino, seguido pelo surgimento da ambliopia, que consiste na perda da acuidade visual, e nistagmo, responsável pela perda da fixação visual.

Diagnóstico precoce é fundamental

Para alcançar um diagnóstico correto é fundamental analisar o histórico de doenças maternas e realizar exames oftalmológicos no bebê.

O tratamento da catarata congênita mais precocemente possível. O período mais favorável para a intervenção do problema é três primeiros meses de vida. Por isso, é muito importante o esforço conjunto de neonatologistas e oftalmologistas na identificação da doença.

Vai depender de fatores como intensidade da opacificação, grau de deficiência visual ocasionada, alterações oculares e idade da criança. Na maioria dos casos é necessário realizar cirurgia, principalmente até os 3 meses. Além disso, o tratamento inclui correção óptica com óculos, lentes intraoculares e tampão.

Prevenção

Algumas medidas preventivas são importantes para ajudar a evitar a catarata congênita:

• Realização do pré-natal
  • Imunização contra a rubéola