Lentes de contato exigem cuidados

  • Home
  • Blog
  • Lentes de contato exigem cuidados

A invenção das lentes de contato resolveu o problema de quem não gosta de usar óculos. É tanta tecnologia que é possível até esquecer que se está usando uma, de tão confortáveis e práticas.

Entretanto, o uso inadequado das lentes de contato ou a falta de higiene pode causar problemas nos olhos, como infecções. Existe uma série de cuidados que precisam ser tomados para evitar contaminação por micro-organismos.

As lentes moles (aquelas feitas com silicone e hidrogel) são mais fáceis de serem contaminadas em comparação com as lentes rígidas (feitas com poliometilmetacrilato), pois estas últimas permitem que as bactérias sejam mais facilmente removidas. Materiais hidrofóbicos, como o silicone e hidrogel, têm mais propensão à adesão de micro-organismos.

Os micro-organimos mais encontrados em contaminações de lentes de contato são: a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que está associada a infecções da córnea; o protozoário Acanthamoeba, que pode causar uma infecção da córnea chamada de queratite por Acanthamoeba (esta infecção pode causar sérias consequências visuais e requer um longo e difícil tratamento); e o fungo Candida albicans, que causa infecções nas partes mais externas dos olhos e pode contaminar lentes de contatos e córneas transplantadas.

Cerca de 80% das complicações causadas pelas lentes de contato estão relacionadas com o não cumprimento de regras básicas de higiene e cuidados com a sua utilização. Se você usa lentes de contato e sentir fotofobia (sensibilidade à luz) ou seus olhos estiverem vermelhos, é melhor procurar um oftalmologista.

Cuidados para o bom uso das lentes de contato

Antes de retirar as lentes dos olhos ou de manipulá-las, lave e seque bem as mãos. Depois, faça uma leve fricção com um pouco do produto desinfetante e coloque as lentes no seu estojo com uma nova quantidade do produto.

Esse estojo também deve ser lavado periodicamente com sabonete neutro, para evitar a formação de bactérias. Recomenda-se também que esse recipiente seja trocado depois de alguns meses de uso.

Ao contrário do que muitos pensam, o soro fisiológico não é uma solução desinfetante e, por isso, os oftalmologistas alertam que ele não deve ser usado para esse fim.

Por vezes, pequenas partículas, como maquiagem, podem se prender na lente. Se isso acontecer, umedeça os dedos com a solução e tente cuidadosamente retirar o material. Depois limpe e enxague normalmente.

O ideal é retirar as lentes para dormir, pois durante o sono o olho perde um pouco da umidade, o que pode gerar irritação.

Lembre-se: O cuidado e a higiene correta são fundamentais para evitar problemas com as lentes de contato.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar