Irritações nos olhos

Conheça as 4 causas mais comuns de irritações nos olhos

Ardência, coceira, olhos vermelhos, sensibilidade à luz e sensação de ter um cisco dentro do olho são alguns dos sintomas mais comuns das irritações que acometem os olhos. Seja por infecção bacteriana ou viral, poluição, uso de lentes de contato vencidas, entre outras causas, as irritações oculares não são iguais e merecem atenção. Algumas vêm e vão embora sozinhas – como as alergias oculares, que costumam aparecer nas épocas mais quentes do ano – outras podem causar sérios danos à saúde ocular se não forem tratadas devidamente.

Nessas situações, sempre procure o seu médico oftalmologista. Veja a seguir 4 tipos mais comuns de problemas oculares que causam irritação nos olhos:

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente e fina, que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou por um processo alérgico. Algumas condições como o calor, o suor e o tempo seco favorecem o aparecimento dos casos da doença. A viral é a mais contagiosa e agressiva, podendo afetar a córnea e atrapalhar a visão. Olhos vermelhos e lacrimejantes são alguns dos sintomas da conjuntivite. Em alguns casos, a conjuntivite é tratada com compressas de água fria e colírios à base de cloreto de sódio. No entanto, o método de tratamento deve ser sempre indicado por um oftalmologista.

Alergias oculares

As alergias graves podem causar inflamação crônica que pode danificar permanentemente a córnea. As causas de alergias oculares são geralmente devido a alergias sazonais, sensibilidades a cosméticos ou medicamentos e poeira. Os colírios disponíveis nas farmácias que contêm anti-histamínicos ou descongestionantes são, geralmente, úteis. Consulte um médico se você sentir dor, secreção ou extrema vermelhidão ocular.

Calázio (cisto da pálpebra)

O calázio (também chamado de cisto meibomian, cisto tarsal ou granuloma conjuntival) é a inflamação de uma pequena glândula cística na pálpebra. A abertura da glândula fica obstruída e, por isso, ela incha. Os calázios são tratados com compressas quentes, embora em casos raros podem exigir antibióticos. Quando o calázio se torna grave e persistente, pode provocar alterações na visão.

Blefarite

É a inflamação das pálpebras. Pode ocorrer na pálpebra interna ou externa e, entre os sintomas estão ardor, coceira, inchaço, pele escamosa na base dos cílios, crostas nas pálpebras, lacrimejamento ou visão turva. As causas comuns da blefarite são problemas com glândulas sebáceas na base das pálpebras, infecções ou outras condições da pele. O tratamento inclui boa higiene da pálpebra, ou seja, limpeza frequente, utilizando uma mistura de água e xampu. Casos graves de blefarite podem necessitar de antibióticos ou esteróides.