Idosos precisam redobrar cuidados com a saúde ocular

  • Home
  • Blog
  • Idosos precisam redobrar cuidados com a saúde ocular

Estudos na área de oftalmologia têm demonstrado que os idosos enxergam melhor hoje, se comparados aos de duas décadas e meia atrás. Alguns resultados mostram que nos Estados Unidos os casos de problemas de visão, que limitam as atividades diárias, caíram em mais de 50% nesse período.

Embora os estudos não exploraram as razões para essa redução, os especialistas acreditam que o avanço na cirurgia de catarata é um dos principais motivos para um resultado tão positivo. Além disso, o abandono do hábito de fumar e melhores tratamentos para o diabetes também têm melhorado a capacidade visual dos idosos.

Os especialistas em oftalmologia afirmam que a geração anterior só procurava a cirurgia para remover a catarata quando o problema já estava bem avançado. Atualmente, os pacientes com mais de 60 anos são mais bem informados e conscientes e procuram o oftalmologista ao primeiro sinal de desconforto visual.

A catarata torna o cristalino opaco, tornando a visão embaçada. Ela progride lentamente à medida que envelhecemos. Outras causas incluem diabetes, trauma, alguns medicamentos e a exposição excessiva à luz solar.

Outros problemas oculares comuns em idosos
A visão na terceira idade pode ser afetada de diversas formas, como dificuldade na percepção de cores, campo visual, visão noturna, visão de perto, entre outras. Confira:

Glaucoma – se desenvolve devido a pressão intraocular (dentro do olho) elevada. O aumento da pressão afeta o nervo óptico e pode provocar a perda da visão.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – destrói progressivamente a mácula, a parte central da retina, que contribui para a visão de detalhes e cores. Ela raramente provoca cegueira total. Ela afeta apenas o centro da visão.

Impacto da baixa visão
Se o idoso não enxerga bem, sua autonomia é afetada, o que prejudica a qualidade de vida. Ele passa a ter dificuldades para executar suas tarefas do dia a dia, como cozinhar, assistir TV e ler. Além disso, os riscos de troca ou dosagem errada de medicação e possibilidade de queda, por exemplo, aumentam muito. Com baixa visão, o idoso tende a se isolar, o que pode acarretar em depressão.

Atenção à saúde dos olhos
Na terceira idade, os cuidados com os olhos devem ser redobrados. Após os 30 anos de idade é muito importante fazer um exame oftalmológico anual. Muitos problemas oculares podem não apresentar sintomas no início, daí a importância do acompanhamento periódico com um especialista.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar