Hipermetropia é comum na infância

  • Home
  • Blog
  • Hipermetropia é comum na infância

Os cuidados com a visão devem começar desde cedo. Isso porque alguns problemas podem surgir ainda na infância, como a hipermetropia.  Estima-se que 80% das crianças nascem hipermetropes, porém durante o processo de crescimento, esse erro de refração tende a diminuir e se converter em um estado de emetropia, ou seja, a visão volta a ser normal.

Para entender melhor, a hipermetropia é um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção aos olhos se encontrem num foco atrás da retina e não em cima, como deveria ser. Como consequência, a visão de perto é prejudicada.

Nas crianças, o problema ocorre devido a uma alteração na córnea ou no cristalino, que ainda é flexível. Por isso, conforme o corpo se desenvolve e o olho atinge o tamanho ideal, o problema tende a diminuir.

Sintomas

As crianças hipermetropes tendem a forçar os olhos para focar melhor a visão. Por isso, se sentem cansadas ao fazerem deveres de casa e perdem a concentração facilmente. Além disso, podem surgir sintomas como dor de cabeça, lacrimejamento, vermelhidão e ardor nos olhos, principalmente em atividades relacionadas ao uso de computadores, tablets, smartphones e televisão.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico precoce é muito importante para evitar que a hipermetropia afete o desenvolvimento e o processo de aprendizado da criança. Portanto, a melhor forma de detectar o problema é visitar o oftalmologista com regularidade.

O uso de óculos, lentes de contato corretivas, além de cirurgias refrativas são alguns dos métodos indicados para tratar a hipermetropia.

Lembre-se: Leve seu filho (a) para uma consulta com um oftalmologista a partir dos 3 anos.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar