Herpes ocular: saiba o que é

Transmitido pelo contato direto com gotículas de saliva ou da secreção nasal, o herpes ocular é uma infecção do olho causada pelo vírus HSV do tipo 1, causador também do herpes labial, porém diferente do vírus tipo 2 que causa o herpes genital e do vírus do herpes zóster.
A doença costuma afetar somente um dos olhos e pode aparecer: na pálpebra sob a forma de vesículas, que secam depois de alguns dias; na conjuntiva com sintomas similares aos da conjuntivite; e na córnea, podendo provocar inflamações frequentes e úlceras. Essa é a forma mais grave da doença, podendo levar a progressiva perda da visão, caso não seja tratada adequadamente.
O vírus do herpes se instala na raiz nervosa e geralmente permanece silencioso, com raras manifestações clínicas da doença. Porém, existem alguns fatores de riscos que podemos considerar, como a baixa imunidade, viroses, traumas, distúrbios odontológicos e estresse.
Sintomas
O herpes ocular provoca os seguintes sintomas: olho vermelho e lacrimejante, ardência, fotofobia, visão turva, edema, dor e sensação de ter um grão de areia nos olhos.
Quanto mais rápido for identificado o problema, melhor será o prognóstico. O tratamento corresponde ao uso de medicamentos antivirais sob a forma de colírios ou pomadas. Porém, não se pode descartar o surgimento de novas crises, já que o vírus permanece latente no organismo da pessoa infectada.
Jamais se automedique. Sempre que perceber que algo não vai bem nos olhos, procure por um oftalmologista!