Fique longe da cegueira noturna

A nictalopia, conhecida popularmente por cegueira noturna, é uma deficiência da visão que resulta em uma dificuldade de enxergar normalmente durante a noite ou em ambientes escuros. Apesar do nome “cegueira”, o indivíduo não perde a capacidade total de enxergar.

A região periférica do olho é composta basicamente por bastonetes, estruturas que permitem a visão quando há pouca luz ou variação luminosa. Quando esses bastonetes sofrem alguma alteração, há perda parcial da visão nesses ambientes.

Sintomas mais comuns

  • Dificuldade para enxergar a noite
  • Visão tubular (como se estivesse olhando por um binóculo)
  • Demora em se adaptar ao sair de um ambiente claro e entrar em um escuro e vice-versa

Causas

Uma das principais causas da cegueira noturna é a retinite pigmentosa, quando os bastonetes perdem gradualmente a capacidade de resposta à luz. O problema também pode acontecer desde o nascimento, por um mau funcionamento dos bastonetes. Porém, o mais comum é a cegueira noturna por falta de vitamina A no organismo. O nutriente é o principal responsável por manter as estruturas oculares saudáveis.

Prevenção

Quando causado por problemas genéticos ou má formação, a cegueira noturna não tem prevenção, somente tratamento. Porém, algumas ações podem deixar seus olhos mais saudáveis:

  • Evite o consumo exagerado de açúcar
  • Inclua na sua alimentação alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, abóbora e manga

Procure um médico

Apesar de não ser um problema grave, somente um especialista poderá indicar o melhor tratamento para a cegueira noturna. Ao sentir qualquer sintoma procure um oftalmologista.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar