Entenda melhor o que é ceratocone

• Entenda melhor o que é ceratocone

O ceratocone é uma doença não inflamatória, progressiva e degenerativa, que afeta a córnea, estrutura ocular responsável por proteger os olhos e focar a luz por meio da pupila para a retina. A doença provoca mudanças estruturais na córnea, que mudam seu formato e espessura, deixando-a mais fina e em formato de cone. Essas mudanças estruturais afetam a visão, causando embaçamento e distorção. Também é comum a visão múltipla e a sensibilidade à luz (fotofobia).

O ceratocone leva ao desenvolvimento da miopia e graus elevados de astigmatismo, além de perda importante da acuidade visual. Estima-se que o ceratocone afeta 1 em cada 2 mil pessoas, sendo a doença mais comum da córnea em todo o mundo. Embora possa atingir qualquer pessoa, estudos sugerem que mulheres e pessoas de etnia asiática estão mais sujeitas a desenvolverem a doença.

O ceratocone geralmente é diagnosticado na adolescência. Com o passar do tempo apresenta piora, atingindo um quadro mais grave na segunda e terceira décadas de vida. Em cerca de 95% dos casos a estabilização do ceratocone ocorre entre os 30 e 40 anos de idade.

Sinais e Sintomas

Inicialmente, o ceratocone pode ser confundido com qualquer erro refrativo do olho, como miopia, astigmatismo, etc. Por isso, é comum os pacientes procurarem um oftalmologista em busca de óculos ou lentes de contato para ler ou dirigir, por exemplo. Entretanto, a visão começa a piorar, o que leva o paciente a procurar o médico muitas vezes para aumentar o grau de correção. A sensibilidade à luz é outro sinal típico do ceratocone, assim como a percepção de múltiplas imagens, principalmente durante a noite ou em locais com pouca iluminação.

Causas

Embora a causa do ceratocone seja desconhecida, alguns estudos sugerem que diferentes fatores influenciam no desenvolvimento da doença, como, por exemplo, coçar os olhos. Além disso, pacientes alérgicos têm mais risco de apresentar o problema.

Diagnóstico

Procurar o oftalmologista muitas vezes para aumentar o grau de correção pode ser um forte indício de que há algo errado com a visão. O diagnóstico é realizado de acordo com os aspectos clínicos e exames, como a topografia corneana (que mostra em imagem o formato preciso da córnea).

O ceratocone é dividido em graus, podendo ser

– Grau 1 – incipiente

– Grau 2- moderado

– Grau 3 – Alto – Grau 4 – Avançado

Em 5% dos casos de ceratocone, o único tratamento que elimina o problema é o transplante de córnea, realizado aqui no Tranjan – Centro Oftalmológico. Depois da avaliação médica e inserção na lista de transplante, o paciente espera em torno de três a quatro semanas para receber a córnea. Nos demais casos, lentes de contato, óculos e outras técnicas, como o crosslink da córnea são indicados. Esse último é um tratamento cirúrgico moderno, especialmente desenvolvido para aumentar a resistência da córnea impedindo o progresso da doença, atrasando portanto a necessidade de se fazer um transplante de córnea.