Entenda melhor a síndrome do olho seco

  • Home
  • Blog
  • Entenda melhor a síndrome do olho seco

Ela pode representar mais que uma reação ao tempo seco ou ao longo período em frente ao computador. Um estudo recente revela que essa doença pode estar relacionada à complicações sistêmicas em pacientes com síndrome de Sjögren (doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva e provoca boca e olhos secos, entre outros sintomas).

De acordo com o estudo, estima-se que aproximadamente 10% dos pacientes com a síndrome do olho seco têm também a síndrome de Sjögren. No entanto, menos de metade dos pacientes com síndrome de Sjögren foram diagnosticados com a doença do olho seco antes da consulta com o oftalmologista.

Em resumo, os resultados da pesquisa revelaram que os pacientes com doença ocular, que ameaça a visão, tiveram 4 vezes mais chance de ter manifestações sistêmicas da síndrome de Sjögren primária do que aqueles sem a doença ocular.

A síndrome do olho seco

Também conhecida como síndrome da disfunção lacrimal, é um dos diagnósticos mais comuns da oftalmologia. É uma doença das lágrimas e da superfície ocular.

A prevalência dos sintomas de olho seco aumenta com a idade e afeta 80% da população com idade superior a 80 anos. Os pacientes geralmente se queixam de sensação de areia nos olhos ou de corpo estranho e visão embaçada, sintomas que desaparecem temporariamente ao piscar, além de alterações visuais e lacrimal, podendo gerar danos à superfície ocular.

Diagnóstico e tratamento

Durante a consulta, o oftalmologista faz o exame clínico e, se necessário, pode fazer exames que avaliam a quantidade do volume de lágrima, a estabilidade do filme lacrimal, entre outros fatores.

Após confirmado o diagnóstico, o tratamento comumente adotado é a aplicação de lubrificantes oculares – conhecidos como lágrimas artificiais – encontrados sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos.

Lembre-se: Não use nenhum colírio sem orientação médica.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar