Dengue pode causar problemas graves na visão

• Dengue pode causar problemas graves na visão

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no período de 4 de janeiro a 28 de março de 2015 foram notificados 31.980 casos de dengue. Cerca de 38% dos casos estão concentrados na zona norte da capital. A dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus da família Flaviridae. A transmissão ocorre por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti. A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Depois que uma pessoa é picada pelo inseto causador da dengue, há um período de cinco a dez dias para a manifestação dos sintomas. O vírus entra na corrente sanguínea e se instala no tecido que envolve os vasos sanguíneos. O local inflama quando o vírus começa a se multiplicar e se espalha por todo o corpo. Isso impacta no fluxo do sangue, que fica mais lento. Na dengue clássica é uma característica leve, porém na forma hemorrágica é grave e pode levar à morte.

O paciente com dengue apresenta uma redução das plaquetas, responsáveis pela coagulação no sangue, que fica mais grosso e pode levar à formação de trombos. Isso aumenta o risco de entupimentos, deixa a circulação mais lenta, compromete a oxigenação dos órgãos e reduz a atividade dos glóbulos vermelhos.

O que poucas pessoas sabem é que a dengue pode afetar a visão. Quando o corpo é atacado por um vírus, são gerados anticorpos que procuram combatê-lo. No caso da dengue, esses anticorpos podem se depositar nos vasos sanguíneos da retina ou da coroide (estrutura do olho localizada entre a camada esclerótica e a retina), causando obstrução ou derrame.

Além disso, a queda de plaquetas pode causar hemorragia subconjuntival ou intraocular. A dengue também pode afetar o nervo óptico, gerando uma inflamação chamada de neurite óptica.

Quando ocorre uma hemorragia subconjuntival, o olho fica bem vermelho, porém não é grave e desaparece em algumas semanas. Mas, quando a dor nos olhos for acompanhada de visão turva, é preciso procurar um oftalmologista imediatamente. Dependendo do grau da hemorragia, pode ser preciso realizar tratamentos, que podem ser desde uma aplicação de laser até uma cirurgia, como a vitrectomia.

Atenção: pessoas que fumam, têm diabetes e pressão alta, além das crianças, devem redobrar a atenção com os sintomas oftalmológicos da dengue, já que tem um risco maior de desenvolver problemas na visão.

Em vista do grande número de casos de dengue na capital paulista, todos devemos nos preocupar em evitar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Não armazene água em recipientes aberto, elimine vasos de plantas com água, assim como garrafas e pneus. Todos juntos contra a dengue!