Cuide dos seus olhos no verão!

Sinônimo de férias, piscina, praia, viagens e muito calor, o verão é sempre a estação mais esperada do ano. Porém, com a chegada das altas temperaturas, é necessário redobrar a atenção quando o assunto for exposição solar. Isso porque, além da pele, os olhos também precisam de proteção.

Os raios solares contêm radiação que ao incidirem sobre os olhos podem causar diversas complicações, como pterígio, catarata e degeneração macular. Por isso, não se esqueça de usar óculos escuros com proteção contra os raios UVA e UVB e evitar o sol entre 10h e 16h.

Nos dias ensolarados, a pupila fecha para se proteger da luminosidade, mas não consegue impedir a entrada dos raios UVB. Ao usar lentes com proteção UVA e UVB, os raios solares são barrados e não chegam à retina.

Veja os males da Superexposição

Conjuntiva
A pele que reveste os olhos recebe toda a carga dos raios solares. Em um mecanismo de autodefesa surge o pterígio, uma espécie de carninha que nasce nos cantos dos olhos em direção ao centro do globo ocular.

Pálpebras
A falta de proteção pode causar manchas de envelhecimento, pele seca, rugas e até lesões cancerígenas.

Córnea
A exposição excessiva aos raios de sol pode causar pontos de descamação superficial da córnea levando a sintomas como dor, lacrimejamento e aversão à luz.

Retina
Destruição das células, com perda parcial ou total da visão. Isso ocorre porque os raios de sol destroem as células da mácula, a área responsável da retina responsável pela capacidade de enxergar detalhes.

Outros cuidados necessários
Além do uso dos óculos de sol e de chapéu, veja outras dicas importantes para cuidar dos olhos e aproveitar o verão com saúde:
– Lave bem as mãos depois de usar o protetor solar, para não coçar ou mexer nos olhos, o que pode gerar uma irritação/alergia
– Se quiser abrir os olhos embaixo d´agua, use óculos de natação
– Sempre tire as lentes de contato antes de nadar
– Mantenha uma garrafa de água doce limpa e lave os olhos depois do banho de mar ou de piscina

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar