Conheça 5 doenças comuns dos olhos

• Conheça 5 doenças comuns dos olhos

A visão é o sentido mais aguçado que temos. É por meio dela que conhecemos e distinguimos o mundo que nos cerca. Também reconhecemos as pessoas e suas expressões e assim, pelo olhar, também nos comunicamos. Usamos a visão a todo momento. Mas, no dia a dia, você está atento à saúde dos seus olhos?

Uma pesquisa recente apontou que, apesar de 47% dos americanos estarem mais preocupados em ficar cego do que em perder a memória ou a capacidade de andar ou ouvir, quase 30% das pessoas ouvidas admitiram não consultar um oftalmologista com frequência.

Aqui, já falamos sobre a catarata, o glaucoma, a conjuntivite, a ceratocone, a uveíte e a degeneração macular relacionada à idade. Logo abaixo, explicamos outras cinco doenças oculares que também são comuns mas, podem prejudicar a visão e nem todos conhecem. Se informe sobre seus sinais e sintomas e lembre-se de consultar, anualmente, um oftalmologista.

Descolamento da Retina

Ocorre quando a retina (tecido na parte posterior do olho) se separa das suas estruturas internas devido ao acúmulo de fluído. Em geral é uma condição indolor e os sintomas que podem ser notados incluem percepção de luzes piscando, pontos flutuantes ou uma cortina desenhada sobre o campo visual. Fatores de risco para o descolamento da retina incluem adultos com miopia entre 25 e 50 anos, ou idosos após a cirurgia de catarata. O tratamento para um descolamento de retina envolve cirurgia, principalmente usando lasers, que podem melhorar a visão afetada.

Terçol

É uma infecção da glândula de óleo na base de um cílio. Parece uma espinha vermelha na borda da pálpebra. Os sintomas incluem dor, sensibilidade, vermelhidão e inchaço com uma pequena pústula. O globo ocular em si pode ficar irritado como se houvesse algo o riscando, devido ao inchaço da pálpebra. O tratamento inclui compressas quentes aplicadas à área afetada durante dez minutos, até seis vezes por dia. Se soltar pus, deve ser limpo cuidadosamente com água e sabão. Essa ruptura geralmente implica em uma melhora. Se o terçol for muito grande e doloroso, a ponto de afetar sua visão, consulte o seu médico.

Calázio (cisto da pálpebra)

O calázio (também chamado de cisto meibomian, cisto tarsal ou granuloma conjuntival) é a inflamação de uma pequena glândula cística na pálpebra. A abertura da glândula fica obstruída e, por isso, ela incha. Os calázios são tratados com compressas quentes, embora em casos raros podem exigir antibióticos. Se o calázio torna-se grave, provoca alterações na visão ou, se é persistente, pode ser removido cirurgicamente.

Alergias oculares

As alergias graves podem causar inflamação crônica que pode danificar permanentemente a córnea. As causas de alergias oculares são geralmente devido a alergias sazonais, sensibilidades a cosméticos ou medicamentos e poeira. Os colírios disponíveis nas farmácias que contêm anti-histamínicos ou descongestionantes são, geralmente, úteis. Consulte um médico se você sentir dor, secreção ou extrema vermelhidão ocular.

Blefarite

É a inflamação das pálpebras. Pode ocorrer na pálpebra interna ou externa e, entre os sintomas estão ardor, coceira, inchaço, pele escamosa na base dos cílios, crostas nas pálpebras, lacrimejamento ou visão turva. As causas comuns da blefarite são problemas com glândulas sebáceas na base das pálpebras, infecções ou outras condições da pele. O tratamento inclui boa higiene da pálpebra, ou seja, limpeza frequente, utilizando uma mistura de água e xampu. Casos graves de blefarite podem necessitar de antibióticos ou esteróides.