Catarata com Laser

A moderna cirurgia de remoção da catarata.

 

Se você for diagnosticado como portador de catarata, não precisa ficar preocupado. Na verdade, quando se compreende o que é catarata, a forma como ela é removida e as impagáveis recompensas que a cirurgia de catarata pode lhe proporcionar, é possível que você conclua que já deveria ter se submetido a este procedimento antes.

Com o tratamento bem-sucedido da catarata, sua visão ficará mais clara, mais vívida e nítida como há muito tempo você não tinha.

Catarata

Em uma definição simples, catarata é um “embaçamento” do cristalino de seu olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris ou parte colorida de seus olhos, funciona como a lente de uma câmera. Ele recebe as imagens, focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina, que é o transmissor localizado no fundo do seu olho que envia as imagens para o cérebro. O cristalino humano pode se tornar embaçado a ponto da luz e as imagens não conseguirem atingir a retina. Ferimentos no olho, algumas doenças ou até mesmo alguns medicamentos podem causar esse embaçamento, mas em mais de 90% dos casos o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.

A catarata pode ser a causa pela qual imagens nítidas se tornam borradas ou pela qual sentimos mais dificuldade em enxergar à noite. Também por esse motivo, os óculos ou lentes de contato que costumavam ajudá-lo na leitura ou na realização de tarefas simples parecem não ter mais utilidades. Quando diagnosticado com catarata, a única maneira de solucionar o problema é remover o “embaçamento” por meio de uma técnica chamada facoemulsificação, onde a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é inserida uma lente intra-ocular para restaurar sua visão. As lentes intra-oculares comuns protegem apenas contra a luz ultra-violeta. Porém, é importante proteger-se contra a luz azul, que também pode ser prejudicial à sua retina.

O que a catarata não é?

A catarata não é um “filme” ou “película” sobre o olho. Nenhuma dieta, tratamento clínico (uso de colírios) tampouco lasers farão com que ela desapareça. A única maneira de se tratar a catarata é remover o cristalino embaçado, enrijecido e inserir um substituto nos estágios iniciais da catarata.

Remoção da catarata é um dos procedimentos mais seguros e bem-sucedidos realizados atualmente

Ocorreram grandes avanços na cirurgia de catarata. Todos os anos, milhões de pessoas submetem-se a este tipo de procedimento para melhorar a visão, obtendo excelentes resultados. A remoção da Catarata é um tratamento simples porém muito delicado. Atualmente existe um elevado grau de recuperação visual com segurança devido ao dispendioso treinamento dos oftalmologistas e do grande avanço tecnológico dos aparelhos de facoemulsificação e das lentes intra oculares. Uma minúscula incisão é feita no olho. Através dessa incisão, o cirurgião introduz um instrumento, aproximadamente do tamanho de uma ponta de caneta para diluir e aspirar seu cristalino embaçado.

Uma vez que o cristalino embaçado foi removido, o próximo passo é substituí-lo. Ou seja, implantar um cristalino artificial, que funcionará como seu próprio cristalino natural. Este cristalino artificial é chamado de lente intraocular ou LIO.

Como ocorre o procedimento?

A cirurgia de catarata é um procedimento ambulatorial. Seus olhos serão tratados com anestesia, por isso depois da cirurgia você descansará por algumas horas na clínica ou hospital, e poderá ir para casa no mesmo dia.

Durante as 24 horas seguintes, seu médico provavelmente vai querer revê-lo para uma avaliação. Serão prescritos colírios para protegê-lo contra as infecções e ajudar na cicatrização do seu olho. Caberá ao seu oftalmologista indicar o melhor procedimento a ser adotado, bem como o tempo de internação e frequência de retornos ao consultório.

Tipos de lentes intra-oculares

Atualmente existe uma grande variedade de lentes para a cirurgia de catarata. As mais recomendadas são as lentes dobráveis de acrílico, pois são inseridas em uma pequena incisão proporcionando uma recuperação visual rápida e segura. Abaixo amostra dos diversos tipos de materiais de lente intra ocular:

As lentes acrílicas

  • É implantada através de uma menor incisão
  • Possui menor incidência de Catarata Secundária
  • Menor acompanhamento pós – cirúrgico
  • Recuperação rápida, com menor risco de complicações

As lentes acrílicas: peça única

Apresenta todos os benefícios das LIOs acrílicas mais os benefícios de ser peça única:

  • É produzida com o mesmo material da Acrílica;
  • Se adapta a qualquer tamanho de olho;
  • Mantém-se centralizada;
  • Evita o enrugamento e estrias do saco capsular.

As lentes acrilicas filtram a luz azul como seu cristalino natural

Grandes avanços ocorreram na tecnologia de cristalinos artificiais. As lentes acrilicas são exemplos disso. Todas as lentes artificiais atualmente disponíveis filtram a luz UV, mas existem modelos que filtram tanto a luz UV quanto a luz visível azul.

As lentes utilizadas nas cirurgias de catarata são fruto de anos de experiência e pesquisa, não havendo por parte do olho humano qualquer rejeição quanto ao produto utilizado. Atualmente, a família de lentes Acrílicas encontra-se entre as lentes mais implantadas em todo o mundo. Isto se deve, em grande parte, aos resultados clínicos da lente em longo prazo. Além disso, estas lentes são feitas de um material patenteado desenvolvido especificamente para uso ocular.

Implantando a lente acrílica

As lentes intraoculares foram projetadas de forma a se adequar ao formato natural da cápsula do cristalino. Isto ajuda a mantê-la estável e centralizada no olho.

Lente intra-ocular Acrilica

Por que você precisa da acrilica asferica?

Apresenta todos os benefícios das LIOs Acrílica mais os benefícios de ser peça única:
• Possui um design ASFÉRICO melhorando a qualidade de visão, reduzindo as imperfeições (aberrações) provocadas pela super refração das lentes tradicionais.

Lente acrílica asferica: peça única

Fale com seu Oftalmologista, este poderá fornecer maiores informações sobre os benefícios das Lios Acrilicas Asfericas

LIO’s multifocais

LIO’s multifocais refrativas também utilizam o princípio da refração, mas são divididas em múltiplas zonas ópticas em forma de anel com diferentes poderes ópticos, buscando obter a visão de perto e de longe.
Na construção dessas múltiplas zonas ópticas em forma de anel, pode haver alterações significativas e abruptas no poder óptico da zona óptica. Existem zonas de transição entre estes anéis que podem causar distúrbios visuais, tais como halos e “glare” ao redor de luzes, que são chamados de fenômenos fóticos. Os fenômenos fóticos são normalmente influenciados pelo tamanho da pupila, e portanto, os pacientes tendem a sofrer estes desconfortos de “glare” ou halos à noite, quando as pupilas estão dilatadas.
LIOs multifocais difrativas utilizam o princípio da difração.
A difração da luz ocorre quando ondas de luz passam através de uma superfície que possua níveis ou degraus. Estes pequenos degraus fazem com que as ondas de luz se dispersem em ondas menores. Uma imagem então, é formada quando essas ondas de luz fazem uma intersecção, formando múltiplos pontos focais.

O resultado da cirurgia de catarata

Quando sua catarata for removida, vai parecer que houve um “milagre”. Todas as coisas que você não conseguia enxergar claramente são mais nítidas, claras e vívidas novamente. Na verdade, muitas pessoas dizem que há anos não enxergavam a vida tão claramente.
Uma vez que você percebe como o mundo parece, você ficará tão feliz, como milhões de pessoas que viram o quanto é bom viver sem catarata.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos. Você e seu médico devem considerar os potenciais riscos e benefícios, e determinar se a cirurgia de catarata serve para seu caso.

Pergunte ao seu Oftalmologista se a lente multifocal é adequada para o seu caso.

fonte: cirurgiadecatarata.com.br

O tratamento de catarata no Centro Oftalmológico Tranjan

O Centro Oftalmológico Tranjan dispõe dos mais recentes e modernos equipamentos para remoção de catarata.
Além de equipamentos de última geração, a nossa equipe médica é especialmente treinada para atender cada caso com muita atenção e competência e utilizar os melhores produtos e medicamentos no tratamento de seus pacientes.

Todas as Lentes Intraoculares utilizadas no Centro Oftalmológico Tranjan tem aprovação e registro na ANVISA

4 Comentários

  • Ava

    Lina Lilla Virano

    Gostei imensamente das informações, inclusive devo informar que meu marido, o Aldo Adriano Donato Vir,ano, fez essa Cirurgia com o Ilustre Dr. Alfredo Tranjan, em 2003, que foi muito bem sucedida! Nunca mais teve problemas! Logicamente decidi fazer minha Catarata a Laser, nessa RESPEITÁVEL Clínica! Clínica! Muito Obrigada, Lina
    • Ava

      Dirce Oyama

      Este ilustre Dr. Alfredo Tranjan,excelente ciruegiao, ha época ha 30 anos atras, meus 02 irmãos e 01 cunhada fizeram a cirurgia a laser, com graus de 08—– foi ben sucedida,,, na época foi este Dr.Tranjan havia implantado o metodo ~´ a laser aqui no Brasil…… PARABÉNS !!!! DR. ALFREDO TRANJAN Tem uma equipe competente !!!!!! Meu muito Obrigado !!! milha filha em 2017, fez a cirurgia dos 02 olhos, a lasr com o medico da equipe Dr. Wilson,, excelente médico…!!!
  • Ava

    Riolanda

    Otimo esses esclarecimentos. Gostaria de saber qual o custo de uma cirurgia de catarata com lentes mulitifocal de qualidade? As importadas são melhores?
    • Ava

      Tranjan Centro Oftalmológico

      Olá Riolanda, para tratar sobre valores, por favor entre em contato no telefone (11) 3094-3000. Obrigado

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

Desenvolvido por &
WhatsApp