Alimente seus olhos

Os olhos são o espelho da alma, já dizia o poeta. A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, por isso você precisa cuidar muito bem da sua. Além de consultar um médico oftalmologista regularmente, a alimentação pode ajudar a manter sua visão saudável. Vários estudos mostram que certas vitaminas, minerais e antioxidantes podem prevenir doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (leia mais aqui DMRI).

A combinação de vitamina C, E, betacaroteno e zinco pode reduzir o risco da DMRI em 25%. Quando há também uma boa ingestão de ômega 3, carotenoides, luteína e zeaxantina, os resultados são ainda mais eficazes  e também protegem a visão contra a catarata, uma das principais causas de cegueira.

Vamos conhecer melhor os nutrientes que são importantes para manter seus olhos saudáveis?

Vitamina A: Basta dizer que a deficiência de vitamina A pode causar uma doença chamada xeroftalmia, que pode levar à cegueira irreversível. A hipovitaminose A atinge, principalmente, as crianças. Portanto, o cuidado deve ser redobrado na hora de incluir no prato dos pequenos alimentos ricos nesse nutriente. A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como fígado de boi, manteiga, queijo, leite, gema de ovo e peixe. Porém, é preciso consumir em pequenas quantidades, uma vez que são alimentos ricos em gordura saturada.

Alimentos de origem vegetal, que variam do amarelo ao vermelho, também são fontes de vitamina A, na forma de carotenoides, que se convertem em provitamina A no interior do organismo. Manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, abóbora, moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, escarola, alface e agrião são alguns exemplos. A vantagem dos alimentos de origem vegetal é que são saudáveis, ricos em fibras e outros nutrientes e só são revertidos em vitamina A quando o organismo necessita, evitando assim o acúmulo da substância no corpo.

Vitamina C: Este nutriente é importante para várias funções, incluindo a melhora do sistema imunológico, além disso, atua com um potente antioxidante. Vários estudos mostram que a vitamina C previne a degeneração macular, além de prevenir a catarata. As principais fontes são as frutas cítricas, porém também é encontrada em vegetais como a salsinha, por exemplo.

Vitamina E: também considerada antioxidante, é fundamental para prevenir problemas oculares, além de prevenir a catarata e a DRMI. Nos bebês, a deficiência pode causar problemas na retina. A melhor fonte do nutriente são os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol e algodão, além de arroz, gema de ovo, oleaginosas e vegetais folhosos.

Ômega 3: conhecido por proteger a saúde do coração, essa gordura do bem também é útil na manutenção da saúde dos olhos. É encontrado principalmente em peixes de águas profundas e frias, como sardinha e atum, e também nas sementes de linhaça.

Zinco: Segundo alguns pesquisadores, o zinco acelera o efeito das vitaminas A, C e E, o que é ótimo para a saúde dos olhos. O mineral pode ser encontrado em alimentos como carne, fígado, peixes, leite e oleaginosas.

Lembre-se: adote uma alimentação variada, quanto mais colorido seu prato, mais vitaminas e minerais você está consumindo.

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