Alergias e irritação oculares aumentam no verão

  • Home
  • Blog
  • Alergias e irritação oculares aumentam no verão

Cuidar dos olhos no verão é tão importante quanto o protetor solar. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as alergias e irritações oculares aumentam muito no verão. O excesso de cloro em piscinas, reações alérgicas a produtos como os protetores solares e excesso de exposição ao sol são as causas mais comuns. 

 Os raios UVB do sol são prejudiciais para a saúde ocular, daí a importância de usar óculos de sol com lentes que oferecem essa proteção. Quem exagera, corre risco de ter vários problemas. Veja abaixo:

Pterígio: ocorre quando há o crescimento de um tecido na conjuntiva (parte branca dos olhos) em direção à córnea. Causa irritação, coceira e vermelhidão nos olhos. A principal causa é a exposição à luz solar sem proteção. Necessita de cirurgia para ser retirado e pode voltar a aparecer.

Catarata: pessoas que exageram na exposição solar, sem se proteger, podem ter catarata precocemente. A catarata causa perda progressiva da visão, que se torna embaçada e somente a cirurgia resolve o problema.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): a região central da retina, a mácula, pode apresentar lesões irreversíveis geradas pela exposição aos raios ultravioletas. Não tem cura e pode levar à cegueira total.

Outra doença comum no verão é a conjuntivite, infecção causada por vírus, bactérias ou por um processo alérgico. Calor, suor e tempo seco favorecem o aparecimento da doença. A viral é a mais agressiva e é altamente contagiosa. Nos três tipos de conjuntivite os olhos ficam vermelhos, entretanto cada um apresenta sintomas diferenciados.

A córnea também pode ser prejudicada, tanto pela exposição prolongada e excessiva à luz solar, quanto por água contaminada. Entre os principais sintomas da ceratite (inflamação da córnea) estão a sensibilidade à luz, visão borrada, sangue nas vistas, lacrimejamento e dor.

Lentes de contato e água de piscina são ideais para a proliferação da ameba Acanthamoeba, que leva ao desenvolvimento de quadros de ceratite. Nunca nade com lentes de contato ou abra os olhos na água sem uma proteção, como óculos de natação.

Previna-se!

  • Compre óculos de sol com lentes protetoras para prevenir os danos que os raios solares podem causar aos seus olhos. Dica: óculos vendidos em comércios populares não têm essa proteção. Óculos com lentes protetoras custam mais caro, porém sua visão não tem preço, certo?
  • Use óculos de sol, bonés ou chapéus para diminuir a incidência dos raios solares
  • Lave bem as mãos depois de usar o protetor solar, para não coçar ou mexer nos olhos, o que pode gerar uma irritação/alergia
  • Se quiser abrir os olhos embaixo d´agua, use óculos de natação
  • Sempre tire as lentes de contato antes de nadar
  • Mantenha uma garrafa de água doce limpa e lave os olhos depois do banho de mar ou de piscina
Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar