7 cuidados essenciais para maquiar a região dos olhos

  • Home
  • Blog
  • 7 cuidados essenciais para maquiar a região dos olhos

Quem nunca dormiu sem remover a maquiagem, que atire a primeira pedra. Pois bem, esse e outros maus hábitos, como compartilhar produtos e não lavar as mãos antes de fazer o make, podem prejudicar seriamente a saúde dos seus olhos.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres apresentam problemas oculares por conta do mau uso da maquiagem. Infecções como conjuntivite (alérgica, viral, bacteriana ou fúngica), dermatites palpebrais, arranhões, irritações e até mesmo disfunção lacrimal, conhecida como a Síndrome do Olho Seco, são algumas das complicações mais comuns.

Por isso, maquiar a região dos olhos exige cuidados específicos. Veja abaixo 7 dicas para manter uma rotina de beleza muito mais segura:

Prefira produtos hipoalergênicos: Alguns produtos podem causar irritações, ainda mais se os seus olhos são sensíveis ou já tiveram reações alérgicas no passado. Por esse motivo, o ideal é optar por cosméticos hipoalergênicos. No entanto, se você preferir utilizar maquiagens comuns, observe como o seu olho reage no período de uma semana. Caso você tenha alguma reação alérgica, procure um oftalmologista e leve o produto utilizado para identificar quais componentes podem ter causado o problema. Dessa forma, você se previne de outras possíveis reações com produtos semelhantes.

Maquiagem tem prazo de validade! Muitas pessoas guardam produtos por anos e não imaginam o mal que isso pode causar, tanto para a pele, quanto para os olhos. Por isso, fique atenta às datas de validade dos cosméticos e não use produtos vencidos. Além disso, é fundamental para o bem-estar dos olhos manter pincéis e esponjas sempre limpos. Lave-os a cada 15 dias com shampoo neutro e não deixe acumular resquícios de pó e pigmentação nesses itens.

Compartilhar não é cuidar: Você e suas amigas compartilham as mesmas maquiagens? Se a resposta for sim, evite. Por mais difícil que isso seja. Emprestar e usar maquiagens de outras pessoas pode infectar seus olhos com vírus e bactérias. Ao testar produtos em lojas de cosméticos, escolha as amostras que ainda não foram utilizadas, mesmo que os aplicadores sejam novos.

Lave mãos e rosto: Antes de aplicar a maquiagem, certifique-se de que lavou bem as mãos e o rosto. Em caso contrário, as bactérias das mãos podem ser transferidas para os olhos.

Não durma com a maquiagem: Antes de dormir, lembre-se de remover toda a maquiagem do rosto.  Existem diversos demaquilantes específicos para a região dos olhos que não utilizam álcool e, portanto, não irritam os olhos.

Partículas nos olhos: Antes de aplicar o rímel, use o curvex. Com os cílios bem definidos, será mais difícil entrar partículas da máscara nos olhos. Caso você seja alérgica ao níquel, opte pelo aplicador de ouro ou prata. Evite aplicar qualquer maquiagem na linha d’água do olho. Essa região contém glândulas que podem entupir, causando terçol e olho seco. Para obter um bom delineado sem prejudicar seus olhos, escolha as margens abaixo da linha d’água, utilizando lápis macios e bem apontados. O glitter também pode se tornar um vilão e causar arranhões, se utilizado em excesso.

Maquiagem e lentes de contatos?

Para quem usa lentes de contato, a dica é colocá-las nos olhos antes de começar a se maquiar e retirá-las antes de remover a maquiagem, evitando que resíduos se depositem nas lentes. Caso você utilize produtos pulverizados, como os sprays, as lentes devem ser colocadas depois.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar