5 cuidados essenciais para a saúde dos olhos

  • Home
  • Blog
  • 5 cuidados essenciais para a saúde dos olhos

A visão é o sentido que mais utilizamos no nosso dia a dia. Desde cedo, ao acordar, até a hora de dormir, ela está em plena atividade. Portanto, manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, visitas regulares ao oftalmologista, uso de óculos de sol adequados, entre outras iniciativas, ajudarão a manter a sua saúde ocular em dia.

Veja cinco cuidados essenciais com os olhos:

1 – Adote uma alimentação balanceada
Estudos mostram que o consumo regular de nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína, zinco e diversas vitaminas podem prevenir doenças relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular. Boas fontes desses nutrientes são folhas verdes, como espinafre e couve, salmão, atum, ovos, nozes, feijão, laranjas e outras frutas cítricas.

2 – Use óculos de sol
A exposição prolongada dos olhos ao sol pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. Por isso, é fundamental o uso de óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Na hora de escolher o modelo, vá até uma ótica de confiança e opte por uma marca original, já que os falsificados podem não conter a proteção indicada. Os óculos de sol ideais devem bloquear entre 99% a 100% dos raios ultravioletas. Além disso, as lentes panorâmicas são ótimas opções para proteger as laterais dos olhos. Algumas lentes de contato oferecem proteção UV, porém vale reforçar o cuidado com o uso de óculos escuros também.

3 – Pare de fumar
Não é segredo para ninguém que o cigarro está relacionado a doenças do pulmão e coração. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o ato de fumar também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças oculares, como catarata, degeneração macular e danos ao nervo óptico.

4 – Fuja da Síndrome do Usuário do Computador
Se você passa horas seguidas na frente do computador, fique atento à síndrome do usuário do computador. O problema é definido por um conjunto de sinais e sintomas associados à exposição prolongada dos olhos às telas dos PCs.

Os sintomas mais frequentes são dor de cabeça, olhos vermelhos, irritados ou secos, coceira, visão borrada, cansaço, dificuldade de foco, entre outros.

Para diminuir os incômodos, recomenda-se:

-Usar lágrimas artificiais

– Fazer pausas de 20 minutos de uso do computador

– Piscar várias vezes para ajudar na lubrificação dos olhos

– Evitar reflexos de luzes do ambiente na tela ou na mesa

– Reduzir o brilho do computador

5 – Visite o oftalmologista regularmente
Segundo um levantamento feito pelo Ibope, cerca de um terço da população acima de 16 anos nunca visitou um oftalmologista. Os dados mostram também que boa parte dos brasileiros desconhecem doenças que causam a cegueira, como o glaucoma.

Esses dados são preocupantes, já que a visão é um sentido primordial. Por isso, não deixe de visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e realizar todos os exames solicitados. É durante as consultas que o especialista avalia as condições oftalmológicas do paciente, ajudando na prevenção de diversos problemas.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar