Olhos secos

A Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial das lágrimas e da superfície ocular que resulta em desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal. Dependendo da causa e gravidade, pode não ser completamente curável.

Porém, na maioria dos casos, os olhos secos podem ser tratados com sucesso, geralmente resultando em um conforto maior visual, com poucos sintomas de olho seco e a visão volta a ser nítida.

Entre as principais causas da função reduzida das glândulas lacrimais estão:

– Envelhecimento;
– Doenças sistêmicas e autoimunes como artrite reumatoide, lúpus, entre outras;
– Uso de medicamentos como antidepressivos, antialérgicos e betabloqueadores;
– Evaporação excessiva provocada por fatores ambientais;
– Anormalidade nas pálpebras;

Sintomas
Os sintomas dos olhos secos inclui secura, vermelhidão, ardor, coceira, sensação de ter um “grão de areia” no olho e, em alguns casos, fotofobia e dificuldade de movimentar as pálpebras.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito a partir do exame clínico e também pode ser feito com a ajuda do exame da lâmpada de fenda e o teste de Shirmer.

O tratamento para os olhos secos é feito com a aplicação de lágrimas artificiais sob a forma de colírio ou pomada. No entanto, é importante investigar e controlar as causas do problema.