40% dos brasileiros tem algum grau de miopia

  • Home
  • Blog
  • 40% dos brasileiros tem algum grau de miopia

Quem é míope não enxerga quase nada de longe, mas consegue ver muito bem de perto. A miopia é um dos problemas de visão mais comuns e é causada por um erro refrativo, que acontece quando há algum defeito na estrutura da córnea ou no formato do olho. Esse problema faz com a luz sofra um desvio e não seja focada na retina, afetando a nitidez da visão.

 A miopia é um dos 4 tipos de erros refrativos conhecidos. Também chamada de visão curta, a miopia acontece quando o globo ocular é muito comprido ou a córnea muito curva. Com isso, os raios de luz focalizam antes da retina. Os míopes enxergam bem de perto, mas não conseguem distinguir imagens distantes.

Estima-se que em 89% dos casos a miopia é hereditária. A chance de uma criança que tem um dos pais míopes de ser míope é de 30%. Quando ambos os genitores apresentam miopia a chance aumenta para 50%. Porém, a miopia pode aparecer em qualquer pessoa ao longo da vida devido a maus hábitos, como ficar horas em frente ao computador ou a televisão, por exemplo.

Normalmente, a miopia surge na infância e na adolescência, entre os 8 e 14 anos de idade. O problema afeta cerca de 30% das crianças em idade pré-escolar. O grau tende a aumentar e se estabilizar no final da adolescência, com pequenas mudanças depois dos 20 anos. Mas, a miopia pode aparecer na fase adulta.

 O principal sinal da miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Visão turva de pessoas ou objetos distantes são sintomas comuns. Quando a pessoa é míope e não sabe, pode forçar o olho para enxergar e, com isso, pode apresentar dores de cabeça, piscar muito e até sentir dor no globo ocular. Outra característica comum da miopia é a dificuldade de enxergar à noite ou em locais com pouca iluminação. Dirigir à noite, sem óculos ou lentes, é um verdadeiro desafio para uma pessoa com miopia.

 O diagnóstico da miopia não requer nenhum exame complexo. É recomendado que crianças a partir dos quatro anos de idade façam o exame de acuidade visual, que vai avaliar a capacidade de enxergar da pessoa e diagnosticar a miopia, entre outros problemas visuais.

O tratamento da miopia é individualizado e vai depender do grau de miopia. O paciente pode optar por óculos ou por lentes de contato. Uma das técnicas aplicadas hoje em dia para corrigir a miopia é a cirurgia a laser. O médico modifica a córnea para que as imagens sejam focadas normalmente na retina. Entretanto, a cirurgia só pode ser feita em pessoas com o grau bem estabilizado e que não tenham outros problemas de visão.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe sua pergunta abaixo.

Posted in:

Blog

Caso queira mais informações a respeito deste exame utilize o espaço abaixo:

Facebook

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Desenvolvido por &
WhatsApp
x
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Aceitar