4 doenças oculares comuns na terceira idade

• 4 doenças oculares comuns na terceira idade

Os cuidados com a saúde ocular e as consultas regulares com o oftalmologista são as formas mais indicadas de proteger a visão em todas as fases da vida. No entanto, a medida que os anos passam, a atenção com a saúde dos olhos deve ser redobrada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 82% de todas as pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. Isso porque é nessa fase da vida que costumam aparecer doenças nos olhos relacionadas ao envelhecimento.

Veja quais são as 4 doenças mais comuns nos idosos:

Catarata

Definida por uma opacificação do cristalino, a catarata provoca a diminuição da visão.  A doença progride lentamente e, se não tratada, pode levar a cegueira. Cerca de 85% das cataratas apresentam incidência nas pessoas acima dos 50 anos. Além do envelhecimento, as causas da doença incluem o diabetes, trauma, alguns medicamentos e a exposição excessiva à luz solar. A correção cirúrgica é a única forma de recuperar a capacidade visual do portador da doença.

Glaucoma

Provocada pela lesão do nervo óptico e deterioração do campo visual, o glaucoma pode levar à cegueira. Na maioria dos casos, o problema se desenvolve devido a pressão intraocular (dentro do olho). O tratamento é feito com colírios e a cirurgia é indicada quando o tratamento clínico não apresenta resultados satisfatórios.

Retinopatia Diabética

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. No entanto, os portadores de diabetes que não controlam os níveis de glicose no sangue estão suscetíveis à doença. A retinopatia diabética afeta os vasos sanguíneos dos olhos, podendo levar à cegueira. Por isso, quem for diabético deve se consultar frequentemente com o oftalmologista e manter os níveis de glicose sob controle.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI afeta a área central da retina causando baixa visão e comprometendo a qualidade de vida do idoso. O problema ocorre geralmente a partir dos 60 anos e trazem damos irreversíveis à visão. No entanto, o diagnóstico precoce pode ajudar a controlar as consequências da doença.